sábado, dezembro 16, 2006

Hostilização, agressão, discriminação


Este cartaz diz tudo! A Ministra assume nestes termos a sua hostilidade aos professores. Tal revela, desde logo, a incompetência da governante. Um ministro não pode abrir guerra àqueles que tutela. Fazê-lo é incorrer num gravíssimo erro político, é assumir que se é incapaz de gerir (e de se relacionar com) aqueles que se tem a seu cargo.
O mais irónico e incongruente da situação reside, no entanto, no facto de a Ministra ser uma socióloga (socióloga doutorada!). Ora, um sociólogo é aquele que sabe que os vários sectores de uma sociedade têm de co-existir e relacionar-se em harmonia a fim de que a sociedade funcione, para que se atenuem e resolvam os conflitos e as tensões sociais. Um sociólogo trabalha para criar as boas condições para que os diferentes grupos sociais e sócio-profissionais desempenhem eficazmente o seu papel na comunidade; ele é um agente de resolução de conflitos que compreende e procura ter em conta e atender aos interesses e à satisfação das várias partes. Um sociólogo sabe que a crispação social, a hostilização entre grupos sociais (aqui, entre professores e a pais, entre a "população" e os docentes) é o cenário mais indesejável e aquele que conduz à tensão social e à descredibilização e à falência das instituições (aqui, da escola e do ensino). Pois é precisamente isto que a Ministra está a fazer! E, como socióloga, sabe que o está a fazer e tem de ter consciência das consequências que daqui advirão.
Quando ela largar a pasta, o ensino português e a Escola estarão mais descredibilizados que nunca. E quando a formação dos jovens está descredibilizada, o futuro de um país está comprometido. A Ministra fez dos professores os judeus do Portugal democrático.
.
(As duas primeiras frases do poster são dos Ministérios da Educação Francês e Espanhol.)

3 Comments:

Blogger Raimundo_Lulio said...

Alguém conhece qualquer trabalho científico na área da sociologia da educação da Sr. Ministra? NÃO!

A Sr. Ministra é especializada em sociologia das profissões. Tem trabalhos editados sobre a a profissão dos enfermeiros e dos engenheiros, é também especialista em flexissegurança. Salta à vista as razões da sua nomeação.

6:29 da tarde  
Blogger Xor Z said...

Caro Raimundo
Essa é para mim uma novidade. De facto, explica bastante coisa.

11:04 da tarde  
Blogger Elipse said...

ela faz parte da estratégia socrática (que o autêntico me perdoe)para governar Portugal. Digamos que é tudo uma concertação (que os sindicalistas me perdoem também, mas como estão fora de prazo não há problema)para cumprir os desígnios divinos postos nas mãos de um Ilumimado (aqui ia pedir perdão ao Marquês de Pombal, mas agora é que reparo que ele deve estar na árvore genealógica deste, naquela parte dos genes mais escabrosos, porque, ao fim e ao cabo, ao menos esse tinha genes de obra feita)...
... acho que com isto tudo perdi um pouco o rumo da conversa, mas o que eu vinha aqui dizer é que sou uma cidadã discriminada e descredibilizada que neste momento reduziu a produtividade, não tanto por causa de uma socióloga toda poderosa mas mais pela matéria-prima deslavada e desinteressante que me calha todos os dias enfrentar.
E olha... tenho de parar ou ficarei aqui o resto do dia a gemer e isso não me leva a lado nenhum.

12:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home