terça-feira, fevereiro 27, 2007

ACTIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS ASSASSINADO

Cão rafeiro postou um texto no armadilhaparaursosconformistas que é OBRIGATÓRIO ler.

(com a devida autorização do autor, transcrevo aqui, no tonel,o texto).

Esta semana foi assassinado Dusko Kondor, activista dos Direitos Humanos da Bósnia-Herzegovina, membro do Comité de Helsínquia para os Direitos Humanos da República da Srpska (a entidade sérvia da Bósnia).Dusko Kondor, que há muito vinha sendo alvo de ameaças, foi atingido mortalmente por uma arma de fogo na casa onde vivia na cidade de Bijeljina, na noite de 22 para 23 de Fevereiro. A sua filha foi também atingida, ficando gravemente ferida. Não se conhecem as motivações deste crime, mas não será difícil adivinhar...Dusko Kondor, formado em sociologia, era professor de liceu.Adepto do ideal da não-violência, nunca se deixou contaminar pelo nacionalismo doentio, e procurou sempre resistir-lhe e opor-se-lhe. Defendeu junto dos seus concidadãos a importância do Tribunal Penal Internacional para a Ex-Jugoslávia, onde aliás testemunhou.Sendo professor, tinha uma sensibilidade especial para a necessidade de educar os jovens para a tolerância e para os Direitos Humanos, envolvendo-se em diversas em iniciativas com o objectivo de que estes tivessem acesso à verdade sobre a guerra da Bósnia, e nomeadamente sobre as responsabilidades dos sérvios bósnios. Dusko Kondor era sérvio bósnio. A verdade é o primeiro passo para a reconciliação, e para que, um dia seja possível desfazer os trágicos efeitos da limpeza étnica. Só então a Bósnia poderá voltar a ser uma só.
aqui: o press release da missão da OSCE.aqui: a notícia do assassinato.Declaração da Amnistia Internacional (excerto):According to several reliable sources Dusko Kondor died from injuries after being attacked by persons with machine gun fire on the night of 22 February in his own apartment in Bijeljina. Although Amnesty International has no information on what the motive for the murder was, the organization is concerned that the killing may be connected to the cooperation of Dusko Kondor with international organizations in his work to reveal the impunity for the war crimes in Republika Srpska. Amnesty International is concerned that despite the fact that Mr Kondor several times reported death threats to the police no security measures have been undertaken by the police of the Republika Srpska to protect him.O autor deste crime foi entretanto detido.Como já referi várias vezes, entendo que é dever dos cidadãos livres dar voz àqueles que não são, uma vez que a liberdade é indivisível. Por isso escrevi este post atabalhoado.Este blog de uma jovem bósnia de 23 anos tem também um post dedicado a Dusko Kondor.Aos leitores que tiverem vontade de reagir a esta trágica notícia, sugiro que o façam na respectiva caixa de comentários, para que na Bósnia se fique a saber que em Portugal há quem se preocupe com a sua situação. A solidariedade é uma coisa bonita, mesmo que a sua expressão se restrinja a algumas palavras.Adenda: no site do Comité de Helsínquia da República da Srpska, nesta página, na margem direita existe um espaço próprio para quem quiser deixar mensagens. Basta descer um pouco o cursor, e encontramos uma caixa chamada Qmessage.
É muito importante que as pessoas que dedicam a sua vida em defesa da liberdade e da tolerância saibam que não estão sozinhas.