sexta-feira, março 02, 2007

Se Cristo nascesse depois de Marx, será que era comunista?

Estando em vias de deglutir a quantidade de proteínas equivalentes à refeição diurna, naquelas manjedouras a que, pomposamente, se chamam restaurantes, ouvi, numa mesa próxima, alguém exclamar: segundo (palavras ininteligíveis) “Platão se nascesse depois de Cristo seria cristão”.
Ainda com o som das estapafúrdias palavras a soar nos sinos auditivos, ruminava para comigo, enquanto o homem justificava a sua afirmação, e Plotino, já agora pelas mesmas razões, não seria cristão se nascesse depois de Cristo? Ah, é verdade, Plotino nasceu depois de Cristo. Mas que grande azar!
O que me irrita é esta mania de se “fazer história às arrecuas”e daí vai a razão deste título que, com a licença do leitor, vou repetir. Se Cristo nascesse depois de Marx, será que era comunista?

3 Comments:

Blogger Edelweiss said...

Eu sempre ouvi dizer que Cristo foi o primeiro comunista...

10:36 da manhã  
Blogger Raimundo_Lulio said...

Então, o meu amigo XOR Z não o viu ontem, em Lisboa na maga-manifestação da CGTP?
Se não viu, então veja, a foto editada no Público de hoje, o Cristo sofrido e torturado pelo governo neoliberal de José Sócrates.
Se Cristo tivesse nascido depois de Marx seria comunista.Aliás, concordo inteiramente com a senhora Edelweiss.

6:02 da tarde  
Blogger Xor Z said...

Caros amigos
Prezo muito as vossas opiniões, mas, se Cristo tivesse sido comunista viveriamos num universo paralelo. Tenho todo o respeito pelas doutrinas dos futuros e passados possíveis que, a par da teoria da conspiração, são das concepções que mais aprecio, porque nos possibilitam imensas possibilidades e todas elas divertidas. Contudo, a dura realidade é esta: Cristo não era comunista, Platão não era cristão e Marx era judeu.
Com os meus melhores cumprimentos

9:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home