quarta-feira, agosto 22, 2007

Futebolite: uma das maleitas da civilização?

Desde já há muito tempo a esta parte um amigo meu, rapaz pessimista e sardónico, me vem alertando que as manifestações que se produzem em Portugal são só por motivos futebolísticos. Eu que conheço o seu fundo derrotista tento pôr alguma água na fervura: ainda existem centrais sindicais, ainda se luta por algumas ideias (eu sei que não é como era, a ideia deixou um rasto profundo no século XIX e XX, mas com a vida moderna cada vez mais vai perdendo espaço), o governo do “engenheiro” ainda suscita alguns remoques, a ecologia e a poluição no planeta ainda provocam revolta (embora quando um ex-candidato e presidente real no lugar do presidente virtual se torna o porta-voz destas preocupações, há algo que “cheira mal no reino da Dinamarca”).
Porém, nenhum argumento dele me convenceu mais, e é um facto que o moço tem armas variadas e “coloridas”, do que a experiência, ao fazer um pequeno giro turístico na cidade de Barcelona, de ver ao rebolão, misturado com algumas obras primas de Gaudi, que é, sem dúvida, um dos mais geniais arquitectos do século passado, e. g., sagrada família, pedreira, parque Guell, etc., uma passagem pelo estádio do F. C. Barcelona, com a sensação do som em directo do estádio. Sei bem que já me vão dizer que a questão é a questão da autonomia do reino da Catalunha, é de certeza, sei-o bem. Agora, quando esta passa pelo futebol só me apetece exclamar: pobre da cultura e língua catalã que, além de outras virtudes, usa xis e cê cedilhado.
Já no final dos anos cinquenta do século passado o velho Aquilino, que contava para cima de setenta anos, se queixava desta maleita no seu texto autobiográfico, "Um escritor confessa-se". Que diria ele se vivesse hoje em dia!

2 Comments:

Blogger Edelweiss said...

Xor Z: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Camarada Alexandre: então foi viver para Barcelona para ir atrás de um rabo de saia e agora nem um comentário sobre uma cidade que conhece tão bem?

6:34 da tarde  
Blogger Raimundo_Lulio said...

Caro Xor, Z

Na minha opinião, a Catalunha é mais independente em relação a Madrid do que Portugal.

7:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home