segunda-feira, julho 16, 2007

'Fernando Pessoa: Entre génio e loucura', de Jerónimo Pizarro


Saiu o estudo da colectânea de textos de Fernando Pessoa que recebeu o título Fernando Pessoa: Entre génio e loucura, de Jerónimo Pizarro. O ensaio centra-se num conjunto de textos do espólio pessoano que o próprio Jerónimo Pizarro editou para a colecção da Edição Crítica da obra de Pessoa, coordenada pelo Prof. Ivo Castro e publicada pela Imprensa Nacional / Casa da Moeda. Eis uma breve apresentação do livro:


"Este livro faz companhia a Escritos sobre Génio e Loucura, de 2006 (volume vii da Edição Crítica de Fernando Pessoa).
Desde que começou a manifestar interesse pelas grandes questões do «génio» e da «loucura», Pessoa compreendeu que tanto uma como outra eram também temas literários.
A abundante, mas fragmentária, produção reunida em Escritos mostrou a utilidade de se elaborar um retrato intelectual e artístico de Fernando Pessoa que enquadrasse e desse ordem e significado a essa produção. Se da vida do poeta sabemos pouco – e foi Octavio Paz que disse, a propósito de Pessoa, que os poetas não têm biografia –, da sua obra sabemos cada vez mais, e esse saber serve para complementar a biografia.
O presente estudo está concebido como uma biografia intelectual, alimentada por transcrições dos papéis deixados pelo autor na sua célebre arca e também por anotações marginais que deixou nos livros que consultou sobre génio e sobre loucura."



0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home