quarta-feira, março 29, 2006

Roberto Nobre, artista plástico (II)



Esta ilustração mostra outra vertente da obra plástica de Roberto Nobre. Já não temos a imagem estilizada que encontrámos em Salomé, mas antes uma imagem na linha do Naturalismo ou, talvez melhor, do Realismo Social (seu contemporâneo) nas artes plásticas. Vou confirmar se esta é uma das ilustrações que Nobre produziu para a obra A Epopeia do Trabalho, de Ferreira de Castro. (A imagem é uma cortesia do Museu Arqueológico Lapidar "Infante D. Henrique", de Faro.)

3 Comments:

Blogger Mr. D said...

Já tive acesso a um exemplar da 'Epopeia do Trabalho' e constatei que esta imagem não aparece na obra de Ferreira de Castro. Existe no livro uma ilustração que representa mineiros a trabalhar, mas não é esta.

2:47 da tarde  
Blogger RAA said...

No mesmo livro, as figuras de «Os lenhadores», «Os cabouqueiros» e «Os Ferreiros» surgem na mesma postura; talvez por isso o Nobre tenha resolvido fazer outra para os mineiros. É porém da mesma série, sem dúvida.

12:13 da manhã  
Blogger Mr. D said...

Boa conclusão! Pode ter sido isso. As ilustrações dos "Pescadores" e dos "Carregadores" de _A_Epopeia_do_Trabalho_ são, a meu ver, as mais impressionantes.

1:36 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home