domingo, outubro 29, 2006

A bússola de Sócrates e o Norte Magnético da política portuguesa


Marques Mendes veio dizer que Sócrates está desnorteado e que a sua bússola política não anda certa. A metáfora é ideológica, pois então. Pretendia o dirigente social democrático (liberal e liberalizador por vocação) dizer que o Primeiro-Ministro anda a esquecer as causas sociais e a implementar políticas de direita. A primeira ironia desta ideia reside no facto de Marques Mendes admitir que não é próprio do PSD governar com políticas sociais, leia-se, governar a pensar nos desfavorecidos e nos que enfrentam mais dificuldades. Bom, assumiu o que todos já sabiam.

Mas a questão vai mais fundo do que a metáfora de Mendes implica. Há sem dúvida um problema ideológico, uma desorientação, no meio político-partidário nacional. E esse desnorte foi, na verdade, causado pela governação de Sócrates. Mas o problema não reside no facto de a bússola do PM estar “desnorteada”. O terramoto ideológico é maior e mais estrutural. Ao levar o PS a governar com medidas de direita, Sócrates deslocou violentamente o norte magnético da política portuguesa; e agora ninguém se orienta. Os partidos andam desorientados: o PS defende medidas de direita (o ataque à função pública, a obsessão pela economia e pelo economicismo, a desvalorização das questões sociais); o PSD liberal faz a apologia das causas da esquerda e da importância da função pública; o PP vem dizer regularmente que concorda com esta ou aquela medida socrática. Já vi algo semelhantes acontecer em Inglaterra, onde a governação “direitista” de Blair roubou o espaço ideológico e político aos Conservadores.

Um exemplo extraordinário desta desorientação entrou-me pelos olhos dentro na sexta-feira à tarde quando vi um enorme outdoor que denunciava a precaridade do emprego a que os jovens são hoje sujeitos. Denunciava o cartaz a injustiça de haver uma “geração recibo verde”. Imaginei tratar-se de um outdoor do Bloco de Esquerda. Enganei-me: era da JSD.

2 Comments:

Blogger Xor Z said...

Sem lhe retirar qualquer pertinência ao que diz, acho, na minha óptica, que a questão principal é se ele alguma vez teve bússola. Confesso que acho que não.

10:40 da tarde  
Blogger Raimundo_Lulio said...

Dois partidos iguais, PS e PSD, as mesmas tácticas, em momentos diferentes. Da rotatividade governativa o regime evoluiu para um regime unipartidário.

11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home