domingo, março 04, 2007

Transplantes e o juramento de hipócritas


Já está disponível no YouTube duas das seis partes da reportagem "A última fronteira", transmitida há quinze dias na SIC. (Para as ver, clique aqui.) Trata-se de uma denúncia do desleixo e da falta de profissionalismo de alguns médicos portugueses, que revelaram inércia e falta de empenho na obtenção de órgãos e no transplante em doentes que se encontravam em situação clínica quase terminal. (A denúncia é assumida por médicos portugueses e espanhóis na reportagem.) A solução para estes doentes foi (felizmente e em boa hora!) encontrada em Espanha.
A peça tem para mim um interesse muito especial. É que a figura central da reportagem, Sandra Campos, é uma grande, grande amiga minha há mais de 20 anos. Mais que amiga, ela tornou-se para mim um exemplo de luta, de força e de coragem pelas situações tão adversas que enfrentou (e que não são integralmente tratadas na reportagem, claro) e pela forma como triunfou.
Bom, triunfou no plano da saúde. Noutro plano, o nosso suposto Estado social continua a negar-lhe aquilo a que ela tem direito...
Força, Sandra!

1 Comments:

Blogger Edelweiss said...

Muitos beijinhos para ti, Sandra! Quando estou preocupada com "mariquices", lembro-me sempre do teu exemplo de força e coragem.

10:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home