terça-feira, março 14, 2006

Mais cidadania, mais reflexão crítica e mais cultura nas Escolas

Muitos professores lamentam a falta de ambição cultural, pedagógica e cívica dos programas do Ministério da Educação e dos manuais. Foi este o sentimento que levou um grupo de cinco professores/investigadores a embarcar num projecto que visa desenvolver uma abordagem do ensino das línguas em que se valorizam os conhecimentos culturais e se promove a reflexão crítica sobre questões da cidadania. Com este propósito, recorre-se também à arte (literatura, pintura, fotografia artística, etc.) como meio para levar os alunos a alargar os seus conhecimentos, a trabalhar as suas competências e a pensar a realidade contemporânea (e histórica). Esta é uma proposta no sentido de pôr a Escola a contribuir mais directa e enfaticamente para a formação dos cidadãos de amanhã e para a elevação intelectual das futuras gerações.

A descrição e os resultados do projecto Língua, Arte, Cidadania encontravam-se num site obscuro e de difícil acesso. A equipa coordenadora do projecto (de que faço parte) resolveu disponibilizar esses dados numa página em forma de blogue para facilitar a divulgação da iniciativa. (Para aceder ao site com a descrição do projecto, clique aqui.)