segunda-feira, junho 05, 2006

Do gosto literário: o drama em verso de T.S. Eliot


Certo professor universitário de literatura (não, não o vou identificar) disse numa aula que o drama em verso de T.S. Eliot ficava muito aquém da qualidade da sua poesia; melhor teria ele feito em não ter escrito peças como The Cocktail Party, The Family Reunion ou Murder in the Cathedral. Como tenho em grande conta a opinião informada e o gosto literário do dito professor, nunca fui ler as ditas peças.
Ontem, estava eu mergulhar nas páginas de um livro de teoria do drama qundo me deparei com estes versos de Murder in the Cathedral (Assassínio na Catedral), peça que versa a "morte em martírio" de São Tomás Becket:

Since golden October declined into sombre November
And the apples were gathered and stored, and the land became brown
sharp points of death in a waste of water and mud,
The New Year waits, breathes, waits, whispers in darkness.

Fiquei fascinado com estas linhas. Talvez o meu gosto literário ande a resvalar para o pimba, não sei. Decidi, claro está, embarcar na leitura da peça. Avaliá-la-ei no fim.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ver para crer, como São Tomás Becket, perdão, como São Tomé.
Provavelmente o professor era o invejoso, lembras-te dele, do professor invejoso?

9:31 da manhã  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

Que memória, amiga Edelweiss! Essa história tem sido a minha história de algibeira desde há 10 anos. Por acaso, não é ele. Voltei a ter o "invejoso", que continua a ser a luz inspiradora dos meus estudos. No entanto, como ele é uma luz vermelha, a minha admiração por ele tem-me trazido alguns problemitos.

Bom, por aqui fico para não estar a falar em código. Deixe-me encorajá-la a continuar a enviar os seus apurados comentários, que animam este recipiente de mensagens.

10:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mestre,conte comigo. Só não comento sempre porque não quero que a minha ofuscante inteligência lhe roube o protagonismo.

10:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home