segunda-feira, julho 03, 2006

Questão de perspectiva


Numa altura em que o futebol traz à superfície o patriotismo bacoco e míope (achamo-nos uma nação superior porque estamos nas meias-finais do mundial), é bom espreitar para o lado e ver como outros nos olham. A "imprensa de sarjeta" inglesa ainda hoje, dois dias depois do jogo, fala do comportamento desprezível de C. Ronaldo (sobretudo porque sugeriu ao árbitro a expulsão de Rooney) e procura empolar entre os seus leitores o ódio ao jogador português, que "trabalha" em Inglaterra. Critica-se Ronaldo ainda por não ter "pedido desculpa" a Inglaterra. Rooney é totalmente desculpado. (Ver o jogo de dardos que tem como alvo a cara de C.R. aqui; ver mais informação aqui.)
É este tipo de embrutecimento, de preconceito, de alarvidade que a máquina do futebol e que os agentes que em torno de si gravitam promovem. E os ingleses que se acham o povo mais civilizados do mundo...!

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se o Cristiano Ronaldo não tivesse dito que queria ir para o Real Madrid não o estavam a atacar tanto.Pela boca morre o peixe, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele,o silêncio é de ouro, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar,etc., etc.

12:54 da tarde  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

Não conhecia esta sua faceta de adepta de futebol. Mas também lhe digo: diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és; filho de peixe sabe nadar...

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro senhor, não se trata de ser adepta de futebol, eu também leio jornais ingleses... e já agora, em verdade lhe digo: falar sem cuidar, é atirar sem apontar; quem mal entende, mal conta; as aparências iludem.

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr Alexandre, desculpe ousar comentar novamente, mas essa do "patriotismo bacoco e míope" despertou-me a seguinte reflexão: é verdade que muitas pessoas exageram (basta ver o telejornal com aquelas reportagens de homens e principalmente mulheres a gritar muito alto e a dizer disparates tipo "até os comemos"), mas ficar eufórico com o sucesso da equipa de futebol que representa o país é sinal de orgulho, e isso é bom, bem precisamos de o ter. Tanto faz sentir orgulho porque o escritor ganhou o Nobel como porque os futebolistas ganharam não sei o quê. Somos tão mal vistos cá fora que qualquer coisa serve. E os suíços, este povo tão ordeiro e apático, também têm bandeiras nas janelas, também buzinaram nas vitórias da Suiça e fizeram uma recepção no aeroporto â selecção suíça que quem não soubesse pensava que tinham ganho o mundial!
Embrulha!

5:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Flor dos Alpes, o Sr.Alexandre acha-se muito "fino" para poder vibrar com o que o Povo também vibra...talvez porque nunca de cá saiu e mesmo cá só anda por sítios povoados de intelectuais que vivem numa redoma de vidro a discutir o que eles gostavam que Portugal fosse e não o que fazer para Portugal deixar de ser o que é, na sua faceta "menos boa" de que faz parte, é evidente, alguma da "febre" que por aí se vai vendo...mas também faz parte uma enorme batalhão de estudiosos que se "queixam" de Timor ter escolhido a Língua Portuguesa. Já agora Sr.Alexandre, terá sido a pressão da diplomacia portuguesa que "obrigou" os timorenses a estarem a ver o jogo de Portugal com a Inglaterra e a afirmarem "ganhámos"????

7:00 da tarde  
Blogger Efemerum said...

Olá Alexandre,

cada povo dá o que tem e de facto os Ingleses têm bolsos pouco fundos...
vamos retribuir com sorrisos dado que estes...entre outras virtudes... não nos faltam ;)

Um beijo e obrigada pela visita.

10:00 da tarde  
Blogger Xor Z said...

Caro Alexandre
As suas notícias são tiradas do The Sun que não é bem o protótipo da imprensa inglesa, acho eu. Aliás, pelo que sei é um periódico completamente sensacionalista o que é o mesmo que dizer que joga com os sentimentos das pessoas. O que está bem visível nas notícias.

10:24 da tarde  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

Ena, isto aqueceu. Excelente!

Caro Xor Z: tem razão, nem toda a imprensa vê assim as coisas. Por isso eu tive o cuidado de falar em "imprensa de sarjeta" (os ingleses dizem "gutter press"). Mas olhe que ontem até os jornais sérios (até os da Causa) tinham uma visão pateticamente patriótica e muito tendenciosa do que se tinha passado.

Sr.ª Flor dos Alpes: já não a via com mostarda subir-lhe ao seu narizinho para aí há uns 13 anos. Gostei. Mas, olhe, não a queria atacar pessoalmente (até porque, como reparou, o post não era sobre bola). Eu estava a alinhar na sua piada. Claro que tem todo o direito a ter a sua opinião. Mas, sobretudo, e falando em nome da gerência do Tonel, imploro-lhe que não deixe de comentar os posts do blogue.
Acho que interpretou mal o meu comentário. Não quis ser corrosivo e por isso me penitencio aqui. Volte sempre e comente sempre é o que o Tonel lhe pede.

Não vou perder tempo com o Sr. Anónimo, que nem percebeu que eu estava a defender os jogadores portugueses.

11:17 da tarde  
Blogger web said...

Mundiais à parte... deixo um sincero obrigada pelos comentários de incentivo. Foi bom contar com tão ilustre visita.
Um óptimo bom dia.

4:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A estupidez arrogante do Sr.Alexandre é um espectáculo :))))
(mas agora ele é o manda-chuva, já não se volta a repetir a cena do blog de onde tiveram que o expulsar por falta de sentido democrático)
:)))

1:37 da tarde  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

As coisas que o senhor Anónimo diz são tão contrárias à verdade dos factos, que não comento (em duas frases, nada é, na realidade, como o que é dito). Passo também o insulto gratuito.

A partir de hoje, deixarei de responder a ataques pessoais dos que se escondem atrás do nick de Anónimo.

10:38 da tarde  
Blogger Xor Z said...

Eu pensava que "imprensa de sarjeta" era um pleonasmo. Teremos aqui o "nosso amigo" debaixo da denominação de anónimo? É verdade que a outra imprensa se portou da mesma maneira? Se é assim tenho pena deles.

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O pior cego é o que não quer ver".
Sr.Alexandre, de facto penso que V.Exc. não foi expulso ter falta de educação democrática e respeito pelas outras opiniões....Quer enganar os outros ou a sua cegueira é de tal modo forte que ainda não percebeu o que se passou no blog de onde o correram?
Sugeria, perante a sua afirmação de que " nada é, na realidade, como o que é dito", que fizesse, uma vez que aqui é rei e senhor, un link para o outro blog para, caso ainda existissem dúvidas, elas ficassem plenamente esclarecidas...
Antecipo, devido à arrogância do costume, que o pedido anterior seja recusado, de certeza com um texto eloquente atacando-me como de costume :)))))))
Pois é....que saudades da ditadura, não é???...É chato viver de democracia...ainda por cima, vendo as suas tendências para hitlerzinho postas a nu.......

6:22 da tarde  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

Podes continuar a provocar à vontade que, como disse, não respondo a ataques de quem cobardemente se esconde sob anonimato.

6:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr.Alexandre...entao o linkezinho para o blog de onde "saiu voluntariamente"..nao o coloca porque?.....
Acho que de facto não existirão mais dúvidas sobre o que lá se passou....

11:39 da manhã  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

O link está lá. Abra os olhos.
(Disse que não respondia a ataques anónimos; não o faço. Apenas avancei um informação. Mostrar a luz a um cego é um acto de caridade.)

12:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O linke está bem.....bem disfarçado no meio de muitos outros...porque nao o coloca aqui de forma bem explícita? A cobardia envergonha uma sociedade e reduz uma pessoa a um mero individuo....

11:12 da manhã  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

A imbecilidade não tem limites... nem merece resposta. Não comento o ataque alarve do anónimo.

Mas, para quem não se do que se trata, explico que fiz parte do BlogCafé, que se dissolveu em início de Abril (não fui expulso!) e cujo link está destacado e à vista de todos. O esclarecimento desta simples realidade, que nada me afecta, apenas sublinha ainda mais a imbecilidade deste anónimo.

Mantenho e manterei o que disse e tenho feito: não comento ataques imbecis de anónimos.

4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não foste expulso?????......"Só contaram pra você" :))))

10:43 da tarde  
Blogger Alexandre Dias Pinto said...

Não comento ataques anónimos.

9:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home