sexta-feira, setembro 01, 2006

A prepotência asquerosa da FIFA

Duas brevíssimas notas de espanto e asco perante a atitude prepotente e ilegal da FIFA - essa multinacional encapuzada, que gera milhões de euros e enche certamente os bolsos dos seus dirigentes - no âmbito do "Caso Mateus".
1º A FIFA mantém, com a complacência de todos, a atitude ilegal de proibir (sob a mais dura ameaça de represália) os clubes de futebol de recorrerem, quando insatisfeitos com uma decisão contra eles tomada, para os tribunais civis. Por outras palavras, a FIFA acha que está acima da lei! Extraordinário! Mas mais extraordinário se revela o facto de os Estados aceitarem esta regra da organização que tutela o futebol mundial.
2º A FIFA ficou muito descontente por o Gil Vicente ter recorrido aos tribunais civis ao se achar injustiçada no "Caso Mateus". A punição que a FIFA pondera aplicar não incidirá sobre o Gil Vicente mas sobre todas as equipas portuguesas, que podem ser excluídas das competições europeias. Embora esta atitude seja um bluff da FIFA para pressionar o GV a retirar a acção judicial que este interpôs, a ideia que está na base da ameaça é de um absurdo jurídico e de um autoritarismo clamorosos. Mal comparando, é como se um alemão assassinasse um cidadão norte-america e, como punição pelo crime, os EUA arrasassem toda a Alemanha. Mas como é que esta gente da bola se permite alarvidades destas e fica impune?

5 Comments:

Blogger Woman Once a Bird said...

Caro Alexandre:
Agarro a sua última exemplificação; aplicando aquela velha máxima de que a arte imita a vida (se me permite o sacrilégio de considerar o futebol como arte - é pelo menos, uma espécie de jogo), não é muito diferente do que se passou e passa ultimamente no Médio Oriente...

10:32 da manhã  
Blogger Paulo said...

Pior a emenda que o soneto.

Pretendia-se esconder o "apito dourado"..com o "caso Mateus"...mas este incendiou o "esquema"......

O major deve ter os "galões" a arder...
Bom fim de semana

Paulo

10:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Quem sai aos seus não degenera" - diz um ditado.

Logo, se a FIFA nasceu em França e também a célebre frase de Louis XIV "L'état, c'est moi!"...faites la liaison...

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na meia palavra que soe ser suficiente para o bom entendedor: FIFA!

12:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito da interrogação final e na linha de debates anteriores, aqui fica outra sugestão de leitura:

The Unamerican Century
[http://adbusters.org/the_magazine/67/The_Unamerican_Century.html]

Miguel A.

12:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home