A prepotência asquerosa da FIFA
Duas brevíssimas notas de espanto e asco perante a atitude prepotente e ilegal da FIFA - essa multinacional encapuzada, que gera milhões de euros e enche certamente os bolsos dos seus dirigentes - no âmbito do "Caso Mateus".
1º A FIFA mantém, com a complacência de todos, a atitude ilegal de proibir (sob a mais dura ameaça de represália) os clubes de futebol de recorrerem, quando insatisfeitos com uma decisão contra eles tomada, para os tribunais civis. Por outras palavras, a FIFA acha que está acima da lei! Extraordinário! Mas mais extraordinário se revela o facto de os Estados aceitarem esta regra da organização que tutela o futebol mundial.
2º A FIFA ficou muito descontente por o Gil Vicente ter recorrido aos tribunais civis ao se achar injustiçada no "Caso Mateus". A punição que a FIFA pondera aplicar não incidirá sobre o Gil Vicente mas sobre todas as equipas portuguesas, que podem ser excluídas das competições europeias. Embora esta atitude seja um bluff da FIFA para pressionar o GV a retirar a acção judicial que este interpôs, a ideia que está na base da ameaça é de um absurdo jurídico e de um autoritarismo clamorosos. Mal comparando, é como se um alemão assassinasse um cidadão norte-america e, como punição pelo crime, os EUA arrasassem toda a Alemanha. Mas como é que esta gente da bola se permite alarvidades destas e fica impune?
5 Comments:
Caro Alexandre:
Agarro a sua última exemplificação; aplicando aquela velha máxima de que a arte imita a vida (se me permite o sacrilégio de considerar o futebol como arte - é pelo menos, uma espécie de jogo), não é muito diferente do que se passou e passa ultimamente no Médio Oriente...
Pior a emenda que o soneto.
Pretendia-se esconder o "apito dourado"..com o "caso Mateus"...mas este incendiou o "esquema"......
O major deve ter os "galões" a arder...
Bom fim de semana
Paulo
"Quem sai aos seus não degenera" - diz um ditado.
Logo, se a FIFA nasceu em França e também a célebre frase de Louis XIV "L'état, c'est moi!"...faites la liaison...
Na meia palavra que soe ser suficiente para o bom entendedor: FIFA!
A propósito da interrogação final e na linha de debates anteriores, aqui fica outra sugestão de leitura:
The Unamerican Century
[http://adbusters.org/the_magazine/67/The_Unamerican_Century.html]
Miguel A.
Enviar um comentário
<< Home