sábado, março 10, 2007

"da infância ao poder" ou a Coreia do Norte, afinal, está aqui tão perto.


Em todas as paragens dos autocarros, lá está o cartaz do Grande Lider, Kim Sung III de Castelo Branco, Debaixo do Astro-rei, o sol, símbolo do absolutismo, O Glorioso Lider revela-se com um desígnio desde a infância, uma missão, "da infância ao poder".
Em breve, mais cartazes proliferarão, não só nas paragens dos autocarros, mas nos centros de saúde, nas escolas, nos edifícios públicos e privados. Os métodos da Coreia do Norte chegaram a Portugal.
Enfim, o mito, o homem e um desígnio ... a Coreia do Norte, afinal, aqui tão perto ....

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Lúlio:

Também eu me espantei e me horrorizei com a manchete do Sol. O jornalismo a praticar a hagiografia das figuras do poder? Não compreendo. Se fosse apenas um artigo de fundo num suplemento do jornal, criticava mas não condenava com veemência. Mas uma chamada para a primeira página, como se fosse, como se se tratasse da notícia da semana!?

Será que o solarengo Saraivinha está a lançar-se para um lugar político... ou pensa pedir um subsídio ao Estado para o seu semanário?

Volto ao artigo intempestivamente laudatório sobre o PM. Concordo inteiramente consigo, Lúlio. De facto, este exercício de idolatria centrado na figura de Sócrates, quando associado à sua política autocrática, afigura-se-me como um eco do culto dos déspotas, seja da Coreia do Norte, do Portugal do Antigo Regime, da Rússia estalinista ou do regime Nazi.

12:23 da tarde  
Blogger Eurydice said...

Estamos no bom caminho, sem dúvida!... :|

Mas este é um Jogo da Glória que não costuma acabar bem!

7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É por essas e por outras que eu gosto mais da chuva.

10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito de uma investigação sobre música cheguei aos kim sung. Comecei 30 000 a.C.
Entendo bem o "aqui tão perto". Sei que este comentário é meio despropositado mas, em prole da sanidade (a minha), segue.

3:43 da manhã  
Blogger Raimundo_Lulio said...

Cara margarida, não sabia que o Kim sung também cantava.

8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home