domingo, setembro 17, 2006

A imensa falibilidade dos infalíveis


O Papa veio assumir, de forma pouco subtil, que não era um teológo ecuménico e que o relativismo cultural para ele nã passa de batatas. Segundo Bento XVI, o Alcorão contém uma energia violenta (e exemplos de violência) que consegue mobilizar os fiéis muçulmanos para o acto destrutivo. O Papa não disse literalmente isto; mas era este o significado das suas palavras. O Vaticano explicou que as palavras do Homem Infalível tinham sido mal interpretadas. Se sim(?), onde pretendia chegar o xanto homê ao referir-se à "violência do Alcorão"? Para quê comentar de forma tão negativa o Livro Sagrado de um povo que está tão fragilizado e que está fragilizado a tantos níveis?
Como retaliação argumentativa, o Islão podia também demonstrar que a Bíblia promove o infanticídio (ver: imolação de Isaac), a poligamia, a mobilização das crianças para a guerrs (David e Golias). Lendo os Génesis, até podemos concluir que a Bíblia recomenda fortemente o consumo de maçãs, o que podia conduzir à indignação dos produtores do dito fruto e de muitos merceeiros.
Uma coisa Bento já conseguiu (não, não é o Bento treinador de risco ao meio; é o senhor de branco): fez aumentar a animosidade religiosa em Estados multi-religiosos em que o Cristianismo é minoritário (Indonésia, Palestina, etc.) e colocou os fiéis que aí vivem numa situação de risco desnecessário.
(O quadro, fabuloso!, é Estudo segundo o Retrato d Papa Inocêncio X de Velazquez, de Francis Bacon, 1953. Ver mais retratos papais de Bacon aqui.)

1 Comments:

Blogger mago said...

"Como retaliação argumentativa, o Islão podia também demonstrar que a Bíblia promove o infanticídio (ver: imolação de Isaac), a poligamia, a mobilização das crianças para a guerrs (David e Golias)."

Mas em vez disso resolveram começar a pegar fogo a igrejas, retaliação bem mais argumentativa.

6:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home