segunda-feira, dezembro 17, 2007

JÓIAS DE ALCÁCER


A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Alcácer do Sal tem vindo a realizar certames de artesanato a que podem concorrer os seus associados e outros. O último foi dedicado a bonecos antigos, e requeria-se que a concepção, materiais e manufactura obedecessem aos métodos tradicionais. Os bonecos podiam ser de fantasia ou representar figuras e trajes típicos locais. Venceram duas senhoras, que gastaram na respectiva confecção uns bons meses de trabalho cuidado e dedicado. A venda dos produtos vai contribuir para o mealheiro destinado a aumentar de 20 para 45 camas a capacidade do respectivo lar de idosos. O que não se vender vai aumentar o pecúlio do Museu Etnográfico, que se tem vindo a constituir nas actuais instalações da Associação, e que já mostra ao público curioso e maravilhado um magnífico acervo de peças, umas salvas da destruição, outras feitas uma derradeira vez pelas mãos sábias que tantas vezes os fizeram outrora.

Está bem empregue o tempo destes velhos, que vão deixar pública herança e cabal demonstração aos vindouros das superiores Belas Artes de que são capazes as pessoas anónimas que fazem nobre e notável este nome único: Povo Português. E foi tão bem empregue o tempo, que uma das vencedoras, revendo-se na boneca vestida de camponesa, que lhe saiu tão bem, decerto a mais bonita que alguma vez teve… não a quis pôr à venda nem separar-se dela.

Neste tempo de prendas, o leitor amigo, quando passar na avenida principal de Alcácer, junto aos Bombeiros Voluntários, entre na Associação a ver o Museu e as prendas admiráveis que nos podem trazer a idade, a experiência e a arte de bem fazer bem.