sábado, fevereiro 28, 2009

Terceiro aniversário


O Tonel de Diógenes comemora hoje o seu terceiro aniversário. Fundado em 2006, o blogue acompanhou o triste processo de decadência do país. O Tonel passou por diferentes fases, versou diferentes temas. Quer tratassem de questões de filosofia, de música ou de literatura quer enveredassem pela crítica de costumes ou pela reflexão política, os escribas deste blogue nunca deixaram de escrever sobre o estado do país e do mundo. Na verdade, estou em crer que, quanto mais afastados os assuntos pareciam da realidade portuguesa contemporânea - penso nos posts do Pedro sobre cínicos e socráticos ou nos que eu escrevi sobre literatura -, mais incisivamente se falava, ainda que de forma indirecta, de Portugal, dos portugueses e do mundo actual. Já o Xor Z mostrou-se sempre mais directo e corrosivo na crítica de costumes.


Três anos passaram. Gostava de ver o Tonel sobreviver mais alguns anos. Os colaboradores originais parecem ter perdido a força ou o tempo para escrever regularmente. Deixo um apelo a esse grupo de escribas (no qual me incluo) para encontrarem espaço e tempo para recomeçar a sua colaboração. A exortação vale, em primeiro lugar, para mim próprio. O Tonel é, de facto, o único canal de que disponho para expressar publicamente as minha opiniões. Sinto que perdê-lo era limitar parte da possibilidade de exercer a a minha cidadania.


(Pintura: Diógenes procura um homem honesto, de J.H.W. Tischbein.)

3 Comments:

Blogger RAA said...

Não há razão para isso, caro Alexandre! Continue.
Um abraço.

10:37 da tarde  
Blogger Alexandra A. said...

Caro Alexandre,
Obrigada pelo comentário que deixou no meu blogue e parabéns pelos 3 anos do Tonel de Diógenes, ao qual vou buscar inspiração. Espero que consiga encontrar espaço e tempo para continuar. Para mim "Possessão" foi uma verdadeira paixão, à qual voltarei muitas vezes, porque tem muitos pormenores a (re)saborear...

10:45 da tarde  
Anonymous Edelweiss said...

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Os meus pêsames.

6:39 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home