sábado, junho 13, 2009

UMA VOZ DE TITÃ

Estreou-se em 1898 com o Lohengrin wagneriano e era um barítono italiano autodidacta. Filho de ferreiro e tão grande senhor de si a ponto de se divertir a trocar o próprio nome, por que ficou conhecido: Titta Ruffo (!...) (1877-1953)

Uma voz de titã, ou de leão, como dele dizia o sucessor e não menos famoso barítono Tito Gobbi. O leitor apreciador das grandes vozes operáticas pode confirmá-lo por si ouvindo umas gravações históricas dos anos 20, disponibilizadas no passado programa de Joel Costa na Antena 2: http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1091

Por este ficará a saber que Ruffo não era apenas senhor duma grande voz mas também da grande dignidade com que enfrentou ao assalto da matulagem fascista ao Estado italiano.

Quando se dava o assalto, que lhe assassinou o cunhado Giacomo Matteotti, gravava ele estes trechos: assim a grande arte sobrevivia à barbárie.



[A propósito, não menos grande tem sido a voz de Joel Costa, com as suas “Questões de Moral” desde 1996, na Antena 2: um programa que é uma antena da dignidade radiando sobre o esterqueiro do amoralismo em que vivemos desde a década de 80. ]