quinta-feira, maio 31, 2007

Um candidato independente à medida da esquerda moderna

O candidato do BE visitou, esta semana, as oficinas da CML e, curiosamente, os trabalhadores receberam-no numa manifesta indiferença ou, senão mesmo, em absoluto desprezo.
Razões têm os trabalhadores, para tal. O DR. Sá Fernandes, candidato independente do BE anunciou, frente às câmaras da televisão, que havia uma duplicação de serviços e, como tal oficinas como aquelas poderiam se fundir ou encerrar. O "Bloco de Esquerda Moderna" parece não ser nada inovador, todos nós conhecemos este discurso, discurso cada vez mais na mesma. Em breve, segundo o "Bloco de Esquerda Moderna", teremos oficinas privatizadas.
Enfim, noutros tempos, os trotskistas/maoistas do "Bloco de Esquerda Moderna" diziam:
"os ricos que paguem a crise", pelos vistos, hoje, a palavra de ordem é: "os pobres que paguem a crise" . Será que, num gesto de fraternidade e solidariedade operária, o Dr. Sá Fernandes , candidato independente do "Bloco de Esquerda Moderna" dispensará os seus nove acessores?

This Mortal Coil - Song To The Siren

Continuo numa de saudosismo. Publico aqui o vídeo de um projecto musical que eu venerava no final da minha adolescência, os This Mortal Coil (palavras tiradas do solilóquio shakespeareano "to be or not to be"). This Mortal Coil era um projecto da editora 4AD que mantinha relações incestuosas com os míticos Cocteau Twins e com o fascinante projecto Dead Can Dance. Que saudades de ser adolescente!!!
Continuo a achar a música "Song to the Siren" tocante e o poema interessante. Se tiverem dificuldade com o inglês, há sempre a tradução em russo(?) para vos ajudar.
O texto lembra-me uns versos de um jovem poeta português, que, ao escrever sobre um farol, diz o seguinte:

"Conduzes à distância
os nómadas incautos e vulneráveis do oceano.
Como uma sereia abnegada,
cumpres o teu destino,
afastando aqueles que amas."

sábado, maio 26, 2007

O rigor que este governo quer para a educação

A notícia chegou-me de fonte segura e foi confirmada por outros colegas. Na semana que está a terminar realizaram-se as provas de aferição de conhecimentos de Português e de Matemática dos 4º e 6º anos. Uma professora do 4º ano que conheço foi convocada para corrigir as provas de Português e esteve presente na reunião de uniformização de critérios correcção. Recebeu instruções do Ministério da Educação (ou da DREL) para, ao corrigir os testes, não penalizar os alunos por erros de ortografia nem por erros de construção de frase nem por qualquer outra falta na expressão escrita. Apenas na composição (que correspondia a um quinto da prova) os erros da escrita seriam descontados na cotação da prova. Nas perguntas dos restantes 4/5 do teste, “o que importava era o conteúdo”.
Lindo! E o governo diz que quer rigor e que quer fazer uma avaliação sério do trabalho e da eficiência dos portugueses. Começa bem, fazendo da avaliação do 1º ciclo uma PALHAÇADA. Os docentes do 1º ciclo a levar a sério e profissionalmente o seu trabalho, e o Ministério a dar indicações de que, no fundo, o ensino e a sua avaliação são para levar a brincar. E o governo a dizer que quer competência e trabalho; e que quer instaurar uma meritocracia em Portugal. Quanta incoerência! Quanta hipocrisia!
Mais uma notinha. Na dita de reunião de uniformização de critérios de correcção, que decorreu numa escola pública “cujo nome não quero recordar”, o Presidente do Conselho Executivo ameaçou a minha colega e outras professoras, que mostraram intenção de abandonar a reunião em protesto, com um processo disciplinar se saíssem da sala. Quando elas lhe explicaram que não o podia fazer porque eram professoras de um colégio privado, o prepotente Presidente respondeu: Mas eu tenho bons conhecimentos nesse colégio… (Não está ipsis verbis, mas andará lá perto.) É assim que está o nosso socrático país: o autoritarismo e a perseguição salazaristas a voltar à função pública e as saudades (e fantasmas) do regime a ressuscitarem. O doce sabor da ditadura ficou nos lábios de muita gente; e basta um aroma apetecível para esses o quererem provar outra vez. Muita coisa começa a apodrecer no Reino da Lusitânia. E acho que, com este governo, vão apodrecer mais.

Fiquei agora com um receio: será que a senhora Ministra me vai processar disciplinarmente ou exonerar por eu ter dito que o Ministério da Educação fez da avaliação do 1º ciclo uma palhaçada?

sexta-feira, maio 25, 2007

Eleitor da margem sul da ESQUERDA MODERNA


Não há pachorra!

“Uma menina nasceu numa ambulância estacionada na A14, quando a mãe era transportada da Figueira da Foz para uma maternidade de Coimbra. É o quinto caso de um bebé nascido num contexto extra-hospitalar desde que encerrou o bloco de partos figueirense, há menos de sete meses.” O Sr. Ministro da Saúde, Correia de Campos afirmou que a responsabilidade do nascimento na estrada é da mãe:
“ Se quando começaram as contracções regulares, estas fossem valorizadas e a grávida se tivesse dirigido à maternidade de Coimbra, sujeitando-se a ser observada pelo médico de urgência e dispensando o seu médico particular, teria tempo mais que suficiente.”

Boa, boa ... Sr. Ministro Correia de Campos!


O Sindicato dos Metalúrgicos dos Distritos de Aveiro, Viseu e Guarda desmentiu, ontem, as declarações de Manuel Pinho sobre a Delphi.
"O sindicato de Castelo Branco e a administração da empresa desmentiram que sejam criados mais postos de trabalho naquela fábrica, pois esse crescimento parou em Dezembro de 2006".

Formidável ... Sr. Ministro Manuel Pinho!


O Sr. Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, hoje, no final de um almoço promovido pela Ordem dos Economistas sobre a Ota, afirmou que “a Margem Sul é um deserto” e por isso seria uma “obra faraónica” fazer aí o futuro aeroporto de Lisboa”.
“Na Margem Sul não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis, não há escolas, nem comércio”. Acrescentou ainda que “de acordo com um estudo recente, “seria necessário deslocar milhões de pessoas” para essa zona para justificar a construção do novo aeroporto” .

Espetacular ... Sr. Ministro Mário Lino!

quinta-feira, maio 24, 2007

Kamini - J'suis blanc

Interessante vídeo sobre a questão racial em França e sobre o Black Pride.

terça-feira, maio 22, 2007

Marche pour la cérémonie des Turcs (J.B. Lully)

Hoje está a dar-me para os vídeos. Depois de uma breve troca de impressões com o meu colega Pedro esta manhã, decidi recuperar um excerto do filme 'Todas as manhãs do mundo'. Gosto de ouvir esta 'Marcha para a cerimónia dos turcos', de Jean-Baptiste Lully (aqui interpretada por Jordi Savall e pelo então Hespèrion XX) na minha aparelhagem e com volume elevado.
Nos anos 90, o filme passou quase despercebido em Portugal. Não se trata de um grande filme; mas é um filme bonito, pela música, pela reconstituição da época, pelas tocantes histórias de amor que nele se cruzam (o amor pela música, o amor pela esposa morta, o amor não correspondido de uma jovem que a leva ao suicídio). Pela relação agónica que se estabelece entre dois compositores franceses do século XVII (Sainte-Colombe e Marin Marais), o enredo faz-nos lembrar o filme 'Amadeus'. Mas a indústria cinematográfica francesa não tem a força de Hollywood...

segunda-feira, maio 21, 2007

Claustrofobia política

Claustrofobia política O professor Francisco Charrua foi suspenso das funções que exercia na DREN devido a uma piada relativa à licenciatura de José Sócrates. Segundo consta, um delator que se encontrava por perto foi "bufar" à Directora Regional Margarida Moreira. Como cidadão, não posso deixar de contestar e repudiar o clima claustrofóbico que se vai instalando. Assim, aos poucos vão ressurgindo os antigos métodos.

sexta-feira, maio 18, 2007

Com pézinhos de lã ...

A marcação das eleições para a Câmara Municipal de Lisboa para o dia 1 de Julho é um atentado à legalidade, à democracia, à participação dos cidadãos. O não cumprimento da lei, sobre uma matéria tão importante da vida democrática, constitui uma prática da "República da Bananas". Imaginemos que este facto se passava na Madeira, como reageria a esquerda moderna ? O facto de três partidos estarem de acordo com a data não transforma o acto num acto legal. Num estado de direito, ninguém está acima da lei. Assim, com pézinhos de lã, lá se vai instaurando o despotismo.
A Alta Autoridade para a Comunicação Social aprovou a Lei do Ministro Santos Silva. Com pézinhos de lã, o Ministro S.S. lá vai transformando os jornalistas em "vozes do dono" dos dois grandes partidos, sobretudo, do partido do governo. Enfim, a nobre missão de informar e formar transforma-se pouco-a-pouco num jornalismo de sagerta (conceito do próprio S.S.).
Ainda não fez um mês que o Dr Rui Pereira (de quem toda a gente gosta), por indigitação do Chefe da esquerda moderna, tomou posse do cargo de Vice-Presidente do Tribunal Constitucional. No entanto, não chegou a sentar-se na cadeira e abrir as pastas, e pediu a demissão para integrar o governo da esquerda moderna, por indigitação do Chefe desse mesmo governo da esquerdda moderna. Ora, o Dr. R.P. (de quem toda a gente gosta) borrifou-se para o juramento. Enfim, brincar aos Orgãos de Soberania é a nova modalidade da esquerda moderna, uma prática típica da "República das Bananas" . Com pézinhos de lã, secundariza-se o Tribunal Constitucional. Por que não colocá-lo na dependência directa do Chefe do governo da esquerda moderna? Com pézinhos de lã, com pézinhos de lã ...

Yannick Noah - Aux Arbres Citoyens

É certo que a mensagem deste vídeo é ingénua, básica, até redutora na forma como aborda as complexas questões da industrialização e do capitalismo. Mas afixo-o aqui pela sua vertente pedagógica e pela sua ambição consciencializadora.

domingo, maio 06, 2007

A CÔNSUL SÈGOLENE ROYAL DE BONAPARTE VERSUS ROBESPIERRE DE SARKOZY

SÈGOLENE ROYAL DE BONAPARTE :
"Sarkozy representa um perigo para a França. Se o candidato de direita ganhasse as eleições, a França ficaria sujeita a violências e a brutalidades o que levaria a novos motins nos subúrbios" S. Royale

No dia 9 de Novembro de 1799 (18 de Brumário), o cônsul Bonaparte, também, defensor dos "sans-coullete", fez crer que a revolução estava ameaçada por uma conspiração e esmagou os ideiais da Igualdade, Fraternidade e Liberdade.

ROBESPIERRE DE SARKOZY
"Vamos acabar com a escumalha, enviá-los para os seus países", SarKozy
"São vadios, serão tratados como vadios". SarKozy

"O motor do governo é ao mesmo tempo, a virtude e o terror". Robespierre, discurso de 5 de Feveriro de 1794, "sobre os princípios da moral política".

quinta-feira, maio 03, 2007

Código Da Ministri